05 julho 2017

DICAS PARA PRODUZIR BONS TEXTOS JORNALÍSTICOS

Você é jornalista e tem dificuldades para fazer perguntas aos entrevistados? Relaxa, estou aqui para te a produzir bons textos jornalísticos.

Muita gente se prende a poucas informações e acabam se esquecendo de fazer perguntas essenciais para uma matéria. Por isso, trago hoje um texto bem dinâmico para apresentar à vocês algumas dicas para produzirem um bom texto

Como produzir bons textos jornalísticos


1. Procure saber as principais informações 

Quem estudou ou estuda Jornalismo, provavelmente, já sabe o que é o lead, né? Pra quem não sabe, o lead é a primeira parte da matéria, o primeiro parágrafo, que apresenta ao leitor as informações básicas sobre o conteúdo. Nele você responde as perguntas: Quem, quando, o quê, onde, como e por quê. 

Essas informações são as principais. O Jornalista deve estar seguro dessas informações ao elaborar o texto. 

2. Entenda o assunto 

Não adianta saber o assunto, quando não se entende sobre ele. A produção do texto vai fluir quando você tiver propriedade daquilo que escreve. Acredite, essa segurança é perceptível em seu conteúdo. Sendo assim, PERGUNTE, não fique com dúvidas. 

Por experiência própria, no meu atual emprego, o meu chefe disse que mesmo parecendo uma pergunta idiota, se você tem dúvidas sobre isso, não deixe de perguntar. "Um "jornalista" sem informação não é um jornalista". 

3. Tenha mais fontes 

Dependendo do seu local de trabalho, você não poderá confiar em todas as fontes. Por exemplo, você é um repórter policial e faz matérias na rua. Sua fonte é uma senhora que viu um homicídio acontecer. Claro que ela pode aumentar ou inventar partes da história. Por isso, não se deixe levar por apenas um lado. Sendo assim, caso não tenha certeza de tal informação, melhor nem colocar na matéria. 

Se você trabalha com matérias escritas, seja para jornal impresso ou para web, o ideal é que você grave as matérias com o gravador do celular, com a autorização do entrevistado, de preferência por escrito, porque pode acontecer dele dizer que não falou aquilo que está escrito. Com o áudio, você tem como provar e não levar um belo processo. Sem contar que é muito mais prático e rápido, colher o depoimento com o gravador do que ficar anotando tudo, né? 

4. Pesquise sobre o assunto 

Se for escrever uma matéria sobre algum tema específico, como por exemplo, um campeonato de esportes regional, pesquise sobre mais informações para assim poder formular perguntas mais inteligentes. Geralmente, encontramos em sites mais informações sobre tal assunto e isso ajuda bastante. 

Anote tudo se for preciso e como escrevi ali em cima, procure entender mais sobre o assunto. Isso vai ajudar bastante na elaboração das perguntas e também clarear na mente o que você ainda precisa saber. 

5. Estude a linguagem da empresa em que trabalha 

Por experiência própria, posso afirmar que uma das coisas que mais me ajudaram a escrever meus textos foi ler outras matérias publicadas pela empresa em que trabalho, principalmente, analisar as correções feitas por quem revisou o texto que escrevi. 

Cada empresa tem sua linguagem, seu modo de abordar tal conteúdo, É fundamental compreendermos o que não pode, de maneira nenhuma, faltar naquela matéria. 

LER é um exercício indispensável para o conhecimento de um jornalista. 

Além de todas essas dicas, deixo pra vocês algumas perguntas que vão ajudar na produção do texto. MAS LEMBRE-SE de não se prender a isso, vá além! 

- Evite fazer perguntas em que o entrevistado responda apenas sim ou não. Perguntas iniciadas com qual, por quê, como e em quê, são ótimas para obter mais informações. 


  • Qual o assunto do acontecimento?
  • Onde ocorreu? (Bairro, cidade, estado ou país)
  • Quando aconteceu? (dia, mês e ano)
  • Por que aconteceu? Por que foi realizado? (Motivação)
  • Quais os resultados?
  • Quem é responsável pelo evento ou acontecimento? 
  • Depoimento de no mínimo uma pessoa (Realizadores e/ou participantes, vítimas e/ou testemunhas, entre outros). Lembre-se que os depoimentos que dão a credibilidade na matéria. 

Espero que esse texto tenha ajudado vocês. Deixe nos comentários o que te ajudou a melhorar os textos no início da carreira como jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário